Borgonha - Roteiro dia a dia

Borgonha Wine Tour  •  Roteiro dia a dia  • O que está incluído

 

 

1° Dia: Chegada à Chablis – Avallon

Bem-vindos à França! Chegada na estação de trem de Auxerre e recepção pelo guia. Visita de Auxerre e passeio por vilarejos bucólicos como Saint-Bris-les-Vineux e Irancy, o único local a produzir vinhos com a raríssima uva César.   À tarde descoberta da região dos chardonnays mais minerais do planeta! Visita ao Domaine William Fèvre, uma das maiores referências da região. Degustação com introdução aos vinhos e terroir de Chablis. Seguimos para Avallon, instalação no hotel e jantar gastronômico de «Bienvenue»! Noite em Avallon.

 

 

2° Dia: Avallon – Vézelay – Côte de Nuits

Depois de uma agradável noite de sono profundo nos encontramos para passear! Pela manhã visita da magnífica Basílica de Vézelay, construída no séc. XI e onde descansam as relíquias de Maria Madalena. Entender a construção desta basílica nos deixa perplexos de tanta poesia e simbología. Além da pedra calcária, o elemento essencial na construção de Vézelay é a luz! O homem comum da idade média podia ser analfabeto mas entendia muito bem todos estes símbolos. Seguimos então para Saint-Père. Visita do Domaine La Croix Montjoix onde a simpática Sophie nos explicará tudo sobre seus vinhos! Almoço tradicional em uma ferme-auberge com cozinha típica da região do Morvan. A tarde visita do vilarejo de Châteauneuf-en-Auxois. Se você sempre sonhou em se encontrar em uma cenário como o dos cavaleiros Templários eis a sua chance! Chegada à Côte de Nuits e instalação no hotel. Noite na Côte-de-Nuits.

 

 

3° Dia: Dijon –  Route des Grands Crus

Acorde com os passarinhos cantando em francês e prepare-se para outro delicioso dia entre os vinhedos… Começamos com um passeio pela Route des Grands Crus até Gevrey-Chambertin, a cidade ícone dos grandes vinhos tintos da Borgonha. Só aqui encontramos 9 dos 33 Grands-Crus da Borgonha! Retorno à Route des Grands Crus e degustação de vinhos em uma respeitada vinícola em Gevrey-Chambertin. Visita a uma fábrica de queijos e degustação de algumas variedades típicas da região. Entenda o processo de fabricação do queijo Epoisse, um dos mais venerados da França! Descobriremos então a famosa cidade de Dijon, antiga capital do Ducado da Borgonha que, no seu tempo de glória, foi mais poderoso que o Reinado da França – territórios inimigos!. Siga a corujinha, ela é a mascote de Dijon e mostra o caminho entre as ruelas estreitas de paralelepípedos! Visita do centro histórico com suas inúmeras “maisons à colombage” e do Hall do Mercado construído por Gustave Eiffel, filho ilustre de Dijon. Retorno ao hotel e noite na Côte-de-Nuits.

 

 

4° Dia: Côte de Nuits

Pela manhã continuação do passeio pela Route des Grands Crus e visita do Château de Clos de Vougeot, antiga vinícola dos monges cistercienses construída no séc XII e que hoje em dia abriga a confraria dos “Chevaliers de Tastevin”. Como estamos no território dos grandes vinhos tintos da Borgonha, a famosa “Côte de Nuits”, não poderíamos deixar de conhecer as vinhas do mais caro e renomado vinho do mundo, o insuperável Romanée-Conti! Continuamos nosso passeio passando por Nuits-St.Georges até a famosa montanha de Aloxe-Corton onde teremos um almoço-degustação harmonizando cada prato com um tipo de vinho diferente. A tarde visitaremos o maravilhoso “Hospices de Beaune” considerado o hospital mais moderno do mundo no séc. XV com suas injeçōes tamanho XXL e seu telhado que é o cartão postal da Borgonha! Instalação no hotel noite em Beaune.

 

 

5° Dia: Côte de Beaune

Começamos o dia com a visita de uma fábrica de mostarda, condimento indispensável da culinária da Borgonha! Saída para conhecer a Côte de Beaune: Pommard, Volnay e Meursault, pequenas cidades que deram origem a grandes apelaçōes. Saboreie a diferença de cada vinho, a elegância do Volnay, a força do Pommard e o volume dos Montrachets, o ícone dos brancos da região. Visita do deslumbrante Château de Pommard que nos recebe com imponentes esculturas originais de Salvador Dali! Após um delicioso almoço tradicional Continuamos nossa estrada para Puligny Montrachet e no caminho descobriremos o modo de fabricação das barricas de carvalho seguido de análise sensorial para entender os aromas possíveis deixado pelo carvalho no vinho. Caso queiram comprar garrafas variadas possível degustação no Caveau de Chassagne que oferece centenas de opções em sua seleção de vinícolas, entre elas os domaines mais prestigiosos da Borgonha. O paraíso na terra para qualquer apreciador de vinhos. Retorno e noite em Beaune.

 

 

6° Dia: Beaune  – Seu próximo destino. . .

Croissants quentinhos e um «café au lait» te esperam para este este último café da manhã em terras bourguinhonas…  Saída para Savigny-les-Beaune e visita da célebre Maison Parigot et Richard que há mais de um século produz o melhor “Crémant de Bourgogne”, o espumante local. Entenderemos a “méthode traditionelle” (a mesma usada em Champagne) seguido de degustaçāo. Depois de dias deliciosos no coração da França nos despedimos na estação de trem de Beaune. Au revoir…

 

 

Ligue agora:

+55 ​(48) 3028.0012